4.1 PRIMEIRAS PROVIDÊNCIAS
Ao perceber um princípio de incêndio, acione imediatamente o alarme e aja de acordo com o plano de abandono. Logo a seguir, chame o Corpo de Bombeiros pelo TELEFONE 193.
A uma ordem da equipe de emergência, encaminhe-se sem correria para a saída indicada e desça (NÃO SUBA) pela escada de segurança. NUNCA USE OS ELEVADORES.
Se tiver de atravessar uma região em chamas, procure envolver-se em algum tecido molhado não-sintético. Isso dará proteção ao seu corpo e evitará que ele se desidrate. Proteja os olhos, a boca e as narinas; essas são as partes mais sensíveis que a fumaça provocada pelo fogo pode atingir primeiro. Use máscara de proteção ou, no mínimo, uma toalha molhada no rosto.
4.2 MÉTODOS DE EXTINÇÃO DO FOGO
Há três meios de extinguir o fogo:
Abafamento.
Consiste em eliminar o comburente (oxigênio) da queima, fazendo com que ela enfraqueça até se apagar. Para exemplificar, basta lembrar que, quando se está fritando um bife e o óleo liberado entra em combustão, a chama é eliminada pelo abafamento ao se colocar a tampa na frigideira. Isso reduz a quantidade de oxigênio existente na superfície da fritura.
Incêndios em cestos e lixo podem ser abafados com toalhas molhadas de pano nãosintético. Extintores de CO2 são eficazes para provocar o abafamento.
Retirada do material.
Retira-se o material que está próximo ao fogo, efetuando um isolamento para que as chamas não tomem grandes proporções.
Resfriamento.
O resfriamento consiste em tirar o calor do material. Para isso, usa-se um agente extintor que reduz a temperatura do material em chamas. O agente mais usado para combater incêndios por resfriamento é a água.
4.3 CLASSES DE INCÊNDIO E AGENTES EXTINTORES
Quase todos os materiais são combustíveis; no entanto, devido a diferenças em sua composição, queimam de formas distintas e exigem maneiras diversas de extinção do fogo. Convencionou-se dividir os incêndios em quatro classes.
Veja-as na TABELA DE CLASSES (clique aqui visualizar)
4.4 O USO DOS HIDRANTES
São necessárias, no mínimo, DUAS pessoas para manusear a mangueira de um hidrante.
A mangueira deve ser acondicionada na caixa do hidrante em função do espaço disponível para manuseá-la, a fim de facilitar sua montagem para o combate ao fogo.
4.5 O USO DOS EXTINTORES
IMPORTANTE:
- O extintor de água pressurizada é indicado para aplicações em incêndios da CLASSE A.
- Por serem condutoras de eletricidade, a água e a espuma não podem ser utilizadas em incêndios de equipamentos elétricos energizados (ligados na tomada). A água e a espuma podem provocar curtos-circuitos.
- O extintor de água pressurizada não é indicado para combate a incêndios em álcool ou similares. Nesses casos, o agente extintor indicado é o pó químico.
Extintores de espuma.
A espuma é um agente indicado para aplicação em incêndios da CLASSE A e da CLASSE B. Os extintores têm prazo máximo de utilização de cinco anos, dentro da validade da carga e/ou do recipiente.
Instruções para o uso do extintor de espuma.
- Leve o aparelho até o local do fogo.
- Inverta a posição do extintor (FUNDO PARA CIMA).
- Dirija o jato para a base do fogo.
Obs.: se o jato de espuma não sair, revire o extintor uma ou duas vezes, para reativar a mistura.
Extintores de gás carbônico.
O gás carbônico, também conhecido como dióxido de carbono ou CO2, é mau condutor de eletricidade e, por isso, indicado para incêndios da CLASSE C. Cria ao redor do corpo em chamas uma atmosfera pobre em oxigênio, impedindo a continuação da combustão.
É indicado também para combater incêndios da CLASSE B de pequenas proporções.
Instruções para o uso do extintor de CO2.
- Retire o pino de segurança que trava o gatilho.
- Aperte o gatilho e dirija o jato para a base do fogo.
Extintores de pó químico seco (PQS).
O pó químico seco é recomendado para incêndios em líquidos inflamáveis (CLASSE B), inclusive aqueles que se queimam quando aquecidos acima de 120º C, e para incêndios em equipamentos elétricos (CLASSE C).
Instruções para o uso do extintor de pó químico seco pressurizável.
- Puxe a trava de segurança para trás ou, caso o extintor seja de pó
químico com pressão injetável, gire o registro do cilindro (ou garrafa)
para a esquerda.
- Aperte o gatilho.
- Dirija o jato para a base do fogo, procurando cobrir toda a área atingida com movimentação rápida.